Projeto FARMRIO para loja da SAKS de NY - Foto: Divulgação Oiamo

 

À frente da Oiamo, o designer Tiago Braga desenvolve projetos autorais mobilizando grupos de artesãos e artesãs do extremo Sul do Brasil. Todo esse processo - que envolve imersão, pesquisa, criação e produção - ele denominou de Design Ancestral, por resgatar, essencialmente, técnicas manuais ancestrais ligadas à cultura dos povos locais. 

 

O tapete tecido e bordado à mão media 10m e foi feito com algodão vindo de resíduo da indústria têxtil e lã. Projeto FARMRIO para loja da SAKS de NY - Foto: Divulgação Oiamo

 

Buscando sempre impulsionar e fortalecer cooperativas e associações que preservem e resgatam a identidade dos povos do Sul, o designer já criou projetos para grandes marcas como a Farm, a Suvinil, a Breton e, também, profissionais consagrados como Marcelo Rosenbaum, Michel Lott e Maurício Arruda.  

 

Estudo de tendências Suvinil Revela 2021 - Direção criatviva: Michel Lott - Foto: Andre Klotz

 

O trabalho consiste em conectar diversas associações e cooperativas locais criando uma grande rede através de oficinas, vivências e trocas entre essas pessoas. Neste sistema, fortalecemos modelos de auto-gestão dos grupos que trabalham nos locais onde vivem, dentro do seu universo, a partir dos seus hábitos, da sua cultura e dos seus saberes. O impacto gerado é o crescimento pessoal, criativo e financeiro de todos os envolvidos na cadeia. A troca entre o design e o atesanato enriquece o resultado, trazendo alma e identidade a cada projeto.

 

Coleta de redes de pesca em Pelotas/RS para reciclagem do fio. Coleção para Breton/2022 - Foto: Lufe Torres

 

Artesã Lúcia das Graças e Sandra Mara na Oocupação 20 de Novembro em projeto para Breton2022 - Foto: Divulgação Oiamo

 

Coleção Oiamo para Breton 2022 - Foto: Divulgação Oiamo